quinta-feira, 1 de outubro de 2009

APRESENTAÇÃO




(Equilíbrio)


A consciência em torno da importância do meio ambiente e o atendimento das demandas causadas pelo crescimento econômico, mediante o aumento das necessidades de consumo da população, dá uma nova dinâmica ao contexto ambiental. O grande desafio é permitir expansão econômica, sem descuidar da conservação do meio ambiente. O conceito de gestão ambiental em uma empresa tem como objetivo criar valor econômico, social e ambiental para minimizar qualquer dano resultate de sua atuação.

Com a mudança do panorama mundial relacionado ao meio ambiente nas últimas décadas, a variável ambiental vem se transformando num importante diferencial competitivo com o qual as empresas devem se preocupar. Para que as empresas possam tomar decisões corretas, quanto à relação existente entre meio ambiente e meio empresarial, necessitam se preocupar em identificar seus custos ambientais.

Hoje, há um consenso de que é preciso haver equilíbrio entre os pilares social, ambiental e econômico. A preservação do meio ambiente, a necessidade de crescimento econômico para atender as necessidades sociais e a possibilidade de todos participarem são aspectos fundamentais para a construção de políticas ambientais. O caminho da responsabilidade ambiental aponta para um cenário no qual os resultados e benefícios obtidos são compartilhados pelas empresas, pelos parceiros envolvidos em seus negócios, pelas sociedades onde atuam. É importante frisar que esse tipo de desenvolvimento só pode ser alcançado quando for economicamente viável. As empresas têm que aliar o desenvolvimento sustentável com a manutenção do lucro, permitindo que um afete o desemprenho do outro.

Para ser sustentável, uma empresa deve seguir uma estratégia de gerenciamento que cria maior valor com menos impacto, menor poluição e com menor utilização dos recursos ambientes.



Nenhum comentário:

Postar um comentário