Cruzamento realizado pela Folha entre dados de desmatamento da Amazônia Legal e o Índice de Desenvolvimento Municipal, revela que áreas desmatadas apresentam menor avanço social, enquanto a economia local evolui, informa reportagem de Eduardo Scolese (íntegra disponível para assinantes do UOL e do jornal).
Os 50 municípios da Amazônia Legal que mais desmataram em extensão entre 2000 e 2006, por exemplo, avançaram nos índices de emprego e renda 35% acima da média regional. Já no indicador de saúde, os mesmos municípios cresceram 63% abaixo da média da Amazônia Legal.
De acordo com especialistas ouvidos pela Folha, o desmatamento concentra renda e gera empregos de forma passageira. Para eles,a oferta de emprego atrai trabalhadores migrantes e, por essa razão, afeta negativamente os sistemas de saúde e educação.
Os dados de desmatamento são do Inpe (Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais), e o Índice de Desenvolvimento Municipal é da Firjan (Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro).
Leia a reportagem completa na Folha desta quarta-feira 11/11/09, que já está nas bancas.
Nenhum comentário:
Postar um comentário